Projeto Audiências Online concorre ao Prêmio Innovare
Mais uma vez, um integrante da magistratura de Mato Grosso do Sul está concorrendo ao prêmio Innovare e alguns consultores estarão na Capital nesta sexta-feira (21) para avaliar o projeto pioneiro no país do juiz José de Andrade Neto, juiz auxiliar da Capital que atua na 14ª Vara Cível.
Inscrito na categoria juiz, o Projeto Audiências Online foi lançado no dia 9 de agosto de 2016 e desde então vem sendo propagado pelas unidades da federação pelos próprios usuários da plataforma. Dados apontam que até o mês de julho de 2017 – menos de um ano do lançamento – já são 46.974 usuários inscritos e desse total 80% são estudantes e 20% profissionais do direito.
O portal do Projeto Audiências Online já recebeu mais de 82 mil visitantes únicos – aqueles que o Google considera novo no primeiro acesso -, e suas páginas já foram visualizadas mais de 2.757.000 vezes. Em média, cada usuário que visita a página do projeto navega por ela por cerca de 13 minutos e 16 segundos.
Ressalte-se que, em velocidade inimaginável, a notícia da divulgação das audiências ganhou os bancos acadêmicos e milhares de estudantes passaram a se inscrever no projeto e a assistir, diariamente, todas as audiências disponibilizadas, além de emitir os certificados pela participação.
Questionado sobre o que espera com a visita dos consultores que avaliam as propostas par o Innovare, com simplicidade José Andrade contou que a expectativa em participar do prêmio é que mais pessoas conheçam essa ferramenta de aprendizagem.
“Temos atualmente a participação de 49.974 usuários de todos os estados do Brasil e, inclusive, de outros países. Sabemos que algumas pessoas preferem assistir às audiências de maneira presencial, mas a ideia não é substituir essa forma de aquisição de conhecimento, e sim auxiliar quem não tem disponibilidade para ir até o fórum acompanhar uma audiência”, explicou.
Funcionamento – O Projeto Audiências Online funciona de maneira simples. O juiz seleciona processos reais, de diversos ramos do direito (civil, penal, júri popular e trabalhista), para filmar as audiências realizadas nestes feitos – tudo com a devida autorização dos envolvidos.
Realizada a gravação, esta é inserida em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, conhecido como AVA, vinculado ao site www.audienciasonline.com.br, juntamente com as principais peças do processo e um vídeo explicativo de todo o funcionamento do ato da audiência.
Após ler as peças do processo, assistir a audiência e participar do fórum de debates, o acadêmico submete-se a um teste previamente formatado, com questões relativas ao que aconteceu na audiência (ou no júri) que acabou de assistir, para que possa comprovar que, efetivamente, visualizou todas as peças e todos os vídeos.
Caso o acadêmico responda satisfatoriamente a pelo menos quatro das cinco questões propostas, o sistema, automaticamente, autoriza a impressão de um certificado, para que o mesmo possa ser apresentado à universidade.
Desde sua criação, o Projeto Audiências Online já emitiu 205.410 certificados, atestando a participação de acadêmicos e profissionais em audiências cíveis, criminais, trabalhistas e júri popular.
A nova proposta de audiências online ganhou também a adesão de advogados iniciantes, que viram no projeto uma oportunidade de adquirir experiência prática, adquirir a bagagem que somente o dia a dia das lides forenses permite acontecer.
Além de proporcionar a oportunidade de conhecer o mundo jurídico em sua prática, o Projeto Audiências Online tem ajudado a transformar a vida e o futuro de milhares de pessoas. E essas transformações têm sido narradas pelos próprios participantes, que já deixaram registrados mais de 1.400 depoimentos no portal.
Prêmio – O Prêmio Innovare visa o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que contribuam para a eficiência, criatividade, desburocratização e a agilidade dos serviços do Poder Judiciário.
Após a premiação, o Innovare divulgará essa “revolução silenciosa” da justiça brasileira e apresentar seus protagonistas: magistrados, promotores, defensores públicos e advogados que empenham o melhor de seu conhecimento e de sua energia para tornar o Brasil um país melhor.