Histórico

No dia 6 de março de 1985, às 10 horas, os diretores da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul) reuniram-se na sede administrativa para criar a Escola Superior da Magistratura do Estado de Mato Grosso do Sul (Esmagis). No dia seguinte, no plenário do Tribunal de Justiça, foi instalada a Escola – inicialmente com a sigla ESMA.

A Escola Superior da Magistratura foi oficializada pelo Tribunal de Justiça de MS, por meio da Resolução nº 42, de 23 de maio de 1985, publicada no Diário Oficial nº 1582, de 31 de março de 1985, com sede na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

Na época da criação da Escola, presidia a AMAMSUL o Des. José Rizkallah, um de seus idealizadores. Os desembargadores Leão Neto do Carmo e Marco Antônio Cândia foram os primeiros diretores da Escola.

Desde então, a Esmagis vem cumprindo seu propósito de atualização, aperfeiçoamento, extensão e especialização de magistrados, bacharéis em direito e servidores do judiciário – tudo com vistas ao bom desempenho da prestação jurisdicional. Para tanto, a Escola promove cursos, seminários, encontros, simpósios, palestras.

O Curso de Preparação à Magistratura da Esmagis é um dos mais tradicionais do país. Além deste, existem os cursos de Técnicas de Sentença, com grande procura e aceitação por bachareis, assessores de juízes e desembargadores; do Novo CPC: novidades, alterações, supressões e seus impactos, muito procurado por profissionais do Direito e candidatos ao ingresso nas carreiras jurídicas, e o de escuta especializada, direcionado a qualquer pessoa que queira ser capacitada para utilizar a técnica, em especial quem trabalha na rede de proteção da infância e da adolescência.

Com o passar dos anos, a Esmagis tem dado relevante contribuição ao ensino e à cultura, tendo adquirido respeito e reconhecimento das pessoas ligadas à esfera jurídica, graças à qualidade do ensino, à excelência de seus docentes e ao renome e prestígio dos conferencistas que por lá passaram. Dentre eles pode-se destacar: Luis Flávio Gomes, Nelson Nery Júnior, Vicente Grecco Filho, Álvaro Villaça de Azevedo, Roque Antônio Carraza, José Afonso da Silva, Ada Pelegrini Grinover, Cândido Dinamarco, Celso Antônio Bandeira de Mello, Antônio Carlos Marcato, Renan Lotufo, Ovídio A. Baptista da Silva, além dos Ministros Sydney Sanches, Rui Rosado de Aguiar e Vicente Leal de Araújo.

Desde 2015, a Esmagis mantém convênio com a Universidade da Grande Dourados (Unigran) e assim confere título de pós-graduação Lato Sensu – Teoria do Estado, Relações Privadas e Processo.