Simulado da Esmagis-MS proporciona experiência real de um Concurso da Magistratura

Simulado da Esmagis-MS proporciona experiência real de um Concurso da Magistratura

Representando as três fases do concurso para ingresso na Magistratura, 37 pessoas realizaram, nesta semana, o Simulado do curso preparatório para a carreira da magistratura, promovido pela Escola Superior da Magistratura de MS (Esmagis) e pela Associação dos Magistrados do Estado de MS (Amamsul). No primeiro dia do Simulado, aconteceu a Prova Prática e o Diretor-Geral da Esmagis, Des. Vilson Bertelli, salientou o ganho que a experiência prática de uma prova de concurso pode proporcionar e fazer a diferença para os candidatos à carreira da Magistratura.
O Simulado foi a última etapa do Curso Preparatório para as Carreiras Jurídicas, em especial para a Magistratura. Ao final do Curso, que é anual, o aluno passa por uma prova simulada, que representa todas as fases do Concurso para a Magistratura de MS, explicou o Diretor de Ensino da Esmagis, juiz Alessandro Carlo Meliso Rodrigues.
“Este ano, além dos alunos regulares do Curso da Esmagis, nós recebemos pessoas interessadas em ter esta experiência prática, já que em breve acontecerá o Concurso para juiz do Tribunal de Justiça. O Simulado proporciona ao candidato passar por todas as fases e sentir as dificuldades que uma prova real de um Concurso Público, preparando o aluno para as provas nas quais eles serão avaliados”, explicou o juiz Alessandro Meliso.
Na segunda-feira (9), primeiro dia do Simulado, aconteceu a prova objetiva, contendo 100 questões de múltipla escolha. O Diretor-Geral da Esmagis, Des. Vilson Bertelli, e o Diretor de Ensino da Esmagis, juiz Alessandro Carlo Meliso Rodrigues, participaram dos trabalhos e lembraram que acontecerá no ano de 2020 o 32º Concurso para a Magistratura de MS.
Já a prova discursiva aconteceu na terça-feira (10) e tinha como conteúdo cinco questões abertas, além da feitura de uma peça prática, que foi uma sentença.
No terceiro dia de Simulado, quinta-feira (12), os alunos passaram pela Fase Oral em que respondiam para um avaliador, questões jurídicas, demonstrando seu conhecimento teórico, além de demonstrar a sua capacidade de articulação de ideias. Nesta fase, atuaram como avaliadores o Des. Vilson Bertelli, o juiz Alessandro Meliso, o juiz criminal, Olivar Augusto Roberti Coneglian, e João Carlos Lima de Oliveira, professor convidado da Unigran-Capital.
Residência – Já está confirmado para o ano de 2020 o tradicional Curso Preparatório para carreira da Magistratura da Esmagis e a realização do Simulado. Também estão previstos outros Cursos anuais, que objetivam preparar os alunos para as carreiras jurídicas e para o exercício da função de residente judicial, em decorrência do convênio que a Esmagis firmou com o Tribunal de Justiça. Este é um curso teórico e prático, cujo objetivo é preparar o aluno para as atividades forenses, típicas de um gabinete de um juiz.
O residente judicial, fará um estágio remuneratório no TJMS, durante o curso da Esmagis, em que terá a parte teórica e prática, além da experiência prática do gabinete do Juiz, no convênio com o TJMS, atuando como um auxiliar do juiz, vivenciando o trabalho de um magistrado.
O presidente do Tribunal de Justiça, Des. Paschoal Carmello Leandro, o diretor da Escola Superior da Magistratura (Esmagis), Des. Vilson Bertelli, e o presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), juiz Eduardo Eugênio Siravegna Junior, firmaram no dia 13 de agosto, o convênio para desenvolver o programa denominado “Residência Judicial” no âmbito do Poder Judiciário de MS.
A Esmagis está localizada na Rua 25 de Dezembro, nº 37. Os interessados em fazer este ou outros cursos da Escola podem ligar nos telefones: (67) 3384-1940 e (67) 98428-5541, das 13:00 às 22:00 horas, ou ainda, acessarem de qualquer lugar o sítio eletrônico www.esmagis.com.br/, onde o aluno encontra muita informação.

Deixe uma resposta