Preparatório: saiba quem ministrará Processo Civil no curso da Esmagis

Preparatório: saiba quem ministrará Processo Civil no curso da Esmagis

O curso preparatório à magistratura da Esmagis começará no dia 15 de fevereiro e o Des. Vilson Bertelli responderá pelas aulas de Processo Civil, parte geral e processo de conhecimento. Será que o novo CPC estará incluído nas discussões, considerando que entra em vigor em março deste ano?

O desembargador garante que sim, que curso todo tem como fundamento o novo CPC, incluídas as comparações necessárias com o sistema atual. Ficou com a impressão que será amplo? Então, o que os alunos vão estudar nesta disciplina? “Estudarão toda a teoria geral, incluindo nessas os princípios fundamentais do processo civil, os institutos fundamentais e o processo de conhecimento, o sistema recursal, inclusive”, respondeu Bertelli.

Questionado sobre quais as principais dificuldades a serem vencidas quando se fala em processo civil, ele explica que a relação entre direito material e processo, em uma visão instrumental. “O processo é apenas um método de trabalho, mas que se não for utilizado de modo correto acaba não servindo ao direito material e à promessa constitucional de dar a quem tem direito material amparado pela lei tudo aquilo e exatamente aquilo a que tem direito”, concluiu.

Conheça – Você conhece o Des. Vilson Bertelli? Ele nasceu em Vacaria (RS) e ingressou na magistratura em junho de 1988.

Dois meses depois, foi promovido a juiz de primeira entrância e judicou em Bela Vista. Em 1990, foi promovido para Paranaíba. Oito anos depois foi promovido para a 1ª Vara Cível de Campo Grande.

Foi juiz auxiliar da presidência e da vice-presidência do TJMS, titular da 1ª Turma Recursal Mista da Capital. Em outubro de 2012, passou ao Tribunal de Justiça como convocado para atuar junto à 2ª Câmara Cível e à 1ª Seção Cível. Dois anos depois, foi promovido a desembargador.

Deixe uma resposta